Condiloma acuminado

resposta terapêutica com imiquimode e cirurgia

Autores

  • Edison N. Fedrizzi
  • Edilbert P. Nahn Junior
  • Mauro R.L. Passos

Palavras-chave:

condiloma acuminado, HPV, tratamento, imiquimode, DST

Resumo

O condiloma acuminado é uma das manifestações do papilomavírus humano (HPV) na área genital. Relata-se o caso de uma paciente do sexo feminino, 27 anos com extensa lesão condilomatosa na região vulvar. O tratamento foi realizado com exérese cirúrgica das lesões maiores, seguido da aplicação de imiquimode nas lesões menores e recidivas, com resolução clínica completa em 8 semanas. Foram abordadas as diferentes formas de tratamento com enfoque na terapêutica com imiquimode.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edison N. Fedrizzi

Professor Assistente de Ginecologia e Obstetrícia da UFSC Membro do Comitê Nacional de Patologia do Trato Genital Inferior da FEBRASGO. Chefe do Centro de Pesquisas Clinica Projeto HPV Pesquisador da Vacina Anti-HPV.

Edilbert P. Nahn Junior

Professor Auxiliar de Dermatologia da Faculdade de Medicina de Campos, Mestre em Dermatologia pela Universidade Federal Fluminense, Título de Especialista em Dermatologia, Hanseníase e Dessetologia.

Mauro R.L. Passos

Professor Associado, Chefe do Setor de DST da Universidade Federal Fluminense.

Downloads

Publicado

2009-12-06

Como Citar

1.
Fedrizzi EN, Nahn Junior EP, Passos MR. Condiloma acuminado: resposta terapêutica com imiquimode e cirurgia. DST [Internet]. 6º de dezembro de 2009 [citado 4º de dezembro de 2024];21(4):179-81. Disponível em: https://bdst.emnuvens.com.br/revista/article/view/1006

Edição

Seção

Artigo original