Avaliação imunovirológica inicial de pacientes com HIV/AIDS em um serviço de assistência especializada

Autores

  • Alberto Saraiva Tibúrcio Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

HIV, avaliação imunológica, avaliação virológica, DST

Resumo

Introdução: o advento da terapia antirretrovirai (TARV) ampliada tem proporcionado um melhor prognóstico em relação à infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV)/síndrome de imunodeficiência adquirida (aids). No entanto, ainda é grande o percentual de pessoas que realizam tardiamente o diagnóstico da infecção pelo HIV, fato evidenciado pelos baixos níveis iniciais de linfócitos CD4 ao início do acompanhamento clínico. Objetivo: ressaltar a importância do diagnóstico precoce da infecção pelo HIV, possibilitando intervenções multiprofissionais preventivas de caráter secundário e também primário. Métodos: levantamento de todos os prontuários do Serviço de Assistência Especializada da Policlínica Oswaldo Cruz, Porto Velho/RO, realizado nos meses de setembro a dezembro de 2009. Foram incluídos os pacientes que possuíam contagem de CD4 e carga viral realizadas logo após o diagnóstico, com idade superior a 13 anos à data do diagnóstico sorológico (anti-HIV), e ainda sem uso de TARV no momento das avaliações imunológica (contagem de CD4) e virológica (carga viral) iniciais. As contagens de CD4 e as cargas virais iniciais dos pacientes foram estratificadas, para verificação do risco de desenvolvimento de doença. Resultados: dentre 303 pacientes, 31,3% apresentavam CD4 abaixo de 200/mm3 * e carga viral maior que 30.000/mm3, com risco de 85,5% de desenvolvimento de aids em 3 anos. Conclusão: a necessidade de diagnóstico precoce da infecção pelo HIV ainda é grande, uma vez que muitos pacientes procuram assistência em fase avançada. Os benefícios da TARV, quando instituída em momento oportuno, são incontestáveis. Campanhas para a testagem voluntária devem ser divulgadas com maior intensidade, com ampla divulgação dos potenciais benefícios decorrentes da testagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alberto Saraiva Tibúrcio, Universidade Federal Fluminense

Médico Infectologista. Especialista em Doenças Sexualmente Transmissíveis (Universidade Federal Fluminense). Especialista em Saúde Pública. Policlínica Oswaldo Cruz, Porto Velho, Rondônia. Afiliado à Secretaria de Estado de Saúde - Rondônia.

Downloads

Publicado

2010-02-16

Como Citar

1.
Tibúrcio AS. Avaliação imunovirológica inicial de pacientes com HIV/AIDS em um serviço de assistência especializada. DST [Internet]. 16º de fevereiro de 2010 [citado 21º de novembro de 2024];22(1):7-9. Disponível em: https://bdst.emnuvens.com.br/revista/article/view/1066

Edição

Seção

Artigo original