Comportamento de risco para HIV e DST entre professores universitários

Autores

  • Bruna Jacobowski
  • Gustavo S. Jung
  • Fabiana Schuelter Trevisol

Palavras-chave:

docentes, comportamento sexual, população em risco, sexo sem proteção, vulnerabilidade, HIV, oenças sexualmente transmissíveis (DST)

Resumo

Introdução: há aumento da infecção pelo HIV entre casais heterossexuais, mesmo em relações estáveis e fiéis. Objetivo: avaliar o comportamento sexual e de risco para doenças sexualmente transmissíveis (DST) e infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) entre professores universitários. Métodos: estudo transversal. Foram incluídos professores universitários da área da saúde de universidade do Sul do Brasil. Foi utilizado questionário autoaplicável e anônimo, com dados sociodemográficos, comportamentais e sexuais para infecção pelo HIV e DST, além de fatores de risco para doenças por via venosa. A análise estatística foi realizada com o uso do SPSS, versão 16.0. Resultados: foram estudados 184 docentes, sendo 55,4% mulheres. A média de idade foi de 40,5 (DP ± 9,1) anos. Prática de sexo anal, maior número de parceiros, maior frequência de relações sexuais e infidelidade foram associados ao gênero masculino. Dos entrevistados, 31% se declararam infiéis; nas relações conjugais, apenas 19,8% utilizavam preservativo, e nas extraconjugais, 39,3%. O uso de preservativo esteve associado à infidelidade. Entre outros fatores de risco, 39,1% compartilham objetos de higiene e uso pessoal, 3,8% submeteram-se a transfusão de sangue, 11,4% tinham tatuagem ou piercing e 31% sofreram acidente com material perfurocortante. Conclusão: a amostra estudada apresenta risco similar ao da população geral de contrair HIV e outras DST, por apresentar os fatores de risco: pouca adesão ao uso de preservativo, alta prevalência de relações extraconjugais, uso de álcool antes das relações, prática de sexo anal, múltiplos parceiros durante a vida e ainda a ocorrência de acidentes perfurocortantes, devido à vulnerabilidade da profissão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Jacobowski

Acadêmicos do Curso de Medicina Universidade Sul de Santa Catarina.

Gustavo S. Jung

Acadêmicos do Curso de Medicina Universidade Sul de Santa Catarina.

Fabiana Schuelter Trevisol

Farmacêutica-Bioquímica, Especialista em Farmácia Clínica e Farmacoterapia, Mestre em Saúde Coletiva. Doutora em Ciências da Saúde. Professora do Curso de Graduação em Medicina da Universidade do Sul de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2010-10-10

Como Citar

1.
Jacobowski B, Jung GS, Trevisol FS. Comportamento de risco para HIV e DST entre professores universitários. DST [Internet]. 10º de outubro de 2010 [citado 18º de janeiro de 2025];22(4):199-205. Disponível em: https://bdst.emnuvens.com.br/revista/article/view/1107

Edição

Seção

Artigo original