Prostituição

o discurso de quem se vende e o silêncio do seu comprador

Autores

  • Maria Alves de Toledo Bruns FFCLRP-USP
  • Osvanir Pereira Gomes Júnior FFCLRP-USP

Palavras-chave:

Sexualidade, prostituição, fenomenologia

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo a compreensão do fenômeno prostituição numa perspectiva ontológica, isto é, baseando-se na vivência das prostitutas. Para isso, a entrevista foi utilizada como via de acesso à vivência sexual de 15 prostitutas institucionalizadas, pertencentes à classe sócioeconômica de baixa renda, idade entre 18 e33 anos, residentes em uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Os discursos foram submetidos à análise fenomenológica e as categorias EU-TU e EU-ISSO de Martin Buber alicerçaram a trilha de compreensãointerpretação, permitindo revelar que tanto a prostituta quanto o freguês expressam descompromisso e impessoalidade próprios da relação EU-ISSO. Distanciados de comprometimentos com projetos de vida a dois, próprios da relação EU-TU, tanto as "vendedoras de prazer" quanto os "compradores" perpetuam o monótono círculo vicioso que o modo de ser inautêntico possibilita. Todavia, não se completam. O silêncio, a dificuldade de os homens se expressarem acerca dessa prática sexual milenar, revela que ainda há muito o que se investigar sobre a familiar e secreta sexualidade masculina.

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Biografia do Autor

Maria Alves de Toledo Bruns, FFCLRP-USP

Pedagoga, doutora em Psicologia Educacional, docente do Departamento de Psicologia e Educação da FFCLRP-USP.

Osvanir Pereira Gomes Júnior, FFCLRP-USP

Aluno do 9 ano do Curso de Psicologia da FFCLRP-USP. Pesquisa financiada pelo CNPq.

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Publicado

2021-12-20

Como Citar

1.
Bruns MA de T, Gomes Júnior OP. Prostituição: o discurso de quem se vende e o silêncio do seu comprador. DST [Internet]. 20º de dezembro de 2021 [citado 22º de novembro de 2024];8(4):4-13. Disponível em: https://bdst.emnuvens.com.br/revista/article/view/142

Edição

Seção

Artigo original