Infecções causadas por papilomavírus e desenvolvimento de câncer

aspectos virológicos e epidemiológicos

Autores

  • Sílvia M.B. Cavalcanti
  • Lucília G. Zardo
  • Mauro R.L. Passos
  • Ledy H.S. Oliveira

Palavras-chave:

virologia, Prevalência de Papilomavirus humano, Doenças Sexualmente Transmissíveis

Resumo

Nosso estud o foi desenvolvido a fim de determinar a prevalência da infecção por HPV e.m Leroe.~ cervicais e pesquisar a ocorrência de outras DST pos-sivelmente associadas à infecção por estes vírus e à progressão ao câncer. Quinhentas e catorze biópsias foram obtidas de pacientes atendidas no Setor de DST (UFF) e no Hospital Luíza Gomes de Lemos (INCa). Tais biópsias foram classificadas de acordo com o Sistema de Bethesda em: lesões intraepiteliais de baixo grau (LSIL), de alto grau (HSIL) e carcinoma das células escamosas (SCC). A detecção de HPVs dos tipos 6/ 11, 16/ 18 e 31/33/35 DNA foi feita pela hibridização in situ. A prevalência dos HPV oscilou entre 85.6% nas LSIL e 55.2 % nas SCC. Os pacientes foram acompanhados pelo período de oito anos: 27.1 % das lesões regrediu espontaneamente enquanto 29.3 % progrediu ao carcinoma. HPVs de alto risco foram detectados em 80.5% (OR 13.2 , P=0.0 003) das lesões progressivas. A pesquisa de outras DST revelou que a ocorrência de sífilis, predominantemente, e também as infecções por HIV e Herpes, estiveram associadas à progressão ao câncer (OR 13.0 , P=0.0003). Nosso estudo revelou que HP\f e outras DST poàem agir de forma cooperativa aumentando o risco de câncer, corroborando a observação de que as pacientes brasileiras que apresentam SILs tem um prognóstico pior do pacientes de outras regiões do mundo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sílvia M.B. Cavalcanti

Proferssora do Departamento de Microbiologia e Parasitologia, Instituto Biomédico, Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal Fluminense, Setor de Anatomia Patológica e Citopatologia /Setor de Doenças Sexualmente Transmissíveis

Lucília G. Zardo

Proferssora do Departamento de Microbiologia e Parasitologia, Instituto Biomédico, Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal Fluminense, Setor de Anatomia Patológica e Citopatologia /Setor de Doenças Sexualmente Transmissíveis.

Mauro R.L. Passos

Proferssor do Departamento de Microbiologia e Parasitologia, Instituto Biomédico, Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal Fluminense, Setor de Anatomia Patológica e Citopatologia/Setor de Doenças Sexualmente Transmissíveis.

Ledy H.S. Oliveira

Proferssor do Departamento de Microbiologia e Parasitologia, Instituto Biomédico, Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal Fluminense, Setor de Anatomia Patológica e Citopatologia /Setor de Doenças Sexualmente Transmissíveis.

Downloads

Publicado

1999-12-05

Como Citar

1.
Cavalcanti SM, Zardo LG, Passos MR, Oliveira LH. Infecções causadas por papilomavírus e desenvolvimento de câncer: aspectos virológicos e epidemiológicos. DST [Internet]. 5º de dezembro de 1999 [citado 22º de novembro de 2024];11(4):10-4. Disponível em: https://bdst.emnuvens.com.br/revista/article/view/343

Edição

Seção

Artigo original