Aspectos epidemiológicos da mortalidade por síndrome da imunodeficiência adquirida em Florianópolis, Brasil (1986–2006)

Autores

  • Janelice Bastiani
  • Maria Itayra Padilha

Palavras-chave:

síndrome da imunodeficiência adquirida, mortalidade, epidemiologia

Resumo

Introdução: A síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS) afeta os adultos jovens em idade produtiva e compromete setores da sociedade. Objetivo: Descrever aspectos epidemiológicos dos óbitos por AIDS de pessoas com 13 anos e mais residentes em Florianópolis (SC) entre 1986 e 2006. Métodos: Estudo descritivo, retrospectivo, de dados secundários do Sistema de Informação Nacional de Agravos de Notificação (Sinan), do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Resultados: Ocorreram 1.285 óbitos, sendo 954 de homens e 331 de mulheres. Destacam-se: os homens com idade entre 20 e 39 anos, cor da pele ignorada, ensino médio completo e categorias de exposição drogas e/ou heterossexualidade; as mulheres com idade entre 20 e 39 anos, ensino médio completo, cor da pele ignorada, categorias de exposição heterossexual e heterossexual/drogas. Conclusão: As principais características epidemiológicas foram idade entre 20 e 39 anos, sexo masculino, cor da pele ignorada, escolaridade entre o nível médio. No sexo masculino, quanto à categoria de exposição, há destaque para drogas, heterossexual/drogas, heterossexual e homossexual; no sexo feminino, os destaques são as categorias heterossexual, heterossexual/drogas e drogas. A razão dos óbitos foi maior entre os homens do que entre as mulheres. Os óbitos por AIDS em Florianópolis apresentaram declínio a partir de 1996, com aumento de sobrevida para portadores de AIDS.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janelice Bastiani

Nurse. MD in Nursing by Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Member of Grupo de Estudos da História e Conhecimento da Enfermagem e Saúde − São José (SC), Brazil.

Maria Itayra Padilha

Nurse. PhD in Nursing by Escola Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Post-octorate degree at Lawrence Bloomberg Faculty of Nursing at University of Toronto − Canada. Coordinator of Grupo de Estudos da História da Enfermagem e Saúde da UFSC. Researcher at National Council for Scientific and Technological Development (CNPq) − Florianópolis (SC), Brazil.

Publicado

2022-03-28

Como Citar

1.
Bastiani J, Padilha MI. Aspectos epidemiológicos da mortalidade por síndrome da imunodeficiência adquirida em Florianópolis, Brasil (1986–2006). DST [Internet]. 28º de março de 2022 [citado 18º de janeiro de 2025];25(3):128-33. Disponível em: https://bdst.emnuvens.com.br/revista/article/view/354

Edição

Seção

Artigo original