Educação na prevenção das DST com familiares de portador de deficiência auditiva

Autores

  • Maria Grasiela Barroso Universidade Federal do Ceará- UFC
  • Maria I.F. Aguiar
  • Keila F. Oliveira

Palavras-chave:

Deficiência auditiva, prevenção de DST, família

Resumo

A enfermagem se faz presente em todo cuidado humano. No caso das pessoas portadoras de deficiência auditiva, inexistem serviços de educação com vistas a promoção da saúde dos jovens, principalmente no aspecto sexualidade. Objetivos: Objetivou-se investigar entre pessoas da família de deficientes auditivos conhecimentos sobre DST/Aids, bem como socializar informações. Métodos: A metodologia baseou-se na pesquisa prática. ou seja, aquela que tem como propósito a intervenção na realidade social. A pesquisa desenvolveu-se no período de agosto de 1999 a julho de 2000. sendo realizados oito encontros grupais. Usou-se como apoio um questionário aplicado a 15 acompanhantes dos deficientes auditivos do Instituto Cearense de Educação de Surdos em Fonaleza-CE. Resultados: Os resultados mostraram que as acompanhantes afirmaram não conversar com seus familiares adolescentes sobre o assunto. Conclusão: Percebeu-se duranie as intervenções educativas que as acompanhantes se tomavam cada vez mais capazes de repassarem orientações sobre DST aos seus familiares adolescentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Grasiela Barroso, Universidade Federal do Ceará- UFC

Professora Emérito da Universidade Federal do Ceará- UFC - Brasil

Maria I.F. Aguiar

Graduanda em Enfermagem e Bolsista de Iniciação Científica - UFC- Brasil

Keila F. Oliveira

Enfermeira, vinculada ao Programa Saúde da Família - Fortaleza-CE - Brasil

Downloads

Publicado

2001-09-28

Como Citar

1.
Barroso MG, Aguiar MI, Oliveira KF. Educação na prevenção das DST com familiares de portador de deficiência auditiva. DST [Internet]. 28º de setembro de 2001 [citado 22º de novembro de 2024];13(2):18-22. Disponível em: https://bdst.emnuvens.com.br/revista/article/view/362

Edição

Seção

Artigo original