Homossexualidade

depoimentos dos homens

Autores

  • Maria A.T. Bruns
  • Cristiane R. Marque

Palavras-chave:

homossexualidade, estigma, fenomenologia, sexualidade

Resumo

O objetivo deste estudo foi compreender como alguns homens experienciam a homossexualidade atualmente, ou seja, que significados atribuem à própriavivência desse fenômeno. Foram ouvidos sete homens pertencentes à faixa etária entre 40 e 50 anos que se declaram como homossexuais, cujosdepoimentos foram submetidos à análise qualitativa fenomenológica e ao referencial teórico-filosófico de Martin Buber. Os discursos destes homensrevelaram que no decorrer da existência definiram-se como homossexuais, apesar de se sentirem o alvo de preconceitos. Percebem-se estigmatizados pelasociedade, recusam-se a personificar estereótipos e preferem buscar a integração social a viver em guetos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria A.T. Bruns

Dra. em Psicologia Educacional, Psicanalista, Especialista em Sexualidade Humana, Docente do Curso da Pós-Graduação em Psicologia do Depto de Psicologia e Educação da F.F.C.L. - USP Campus de Ribeirão Preto.

Cristiane R. Marque

Psicóloga graduada pela FFCLRP- campus USP.

Downloads

Publicado

2002-03-15

Como Citar

1.
Bruns MA, Marque CR. Homossexualidade: depoimentos dos homens. DST [Internet]. 15º de março de 2002 [citado 22º de novembro de 2024];14(2):5-11. Disponível em: https://bdst.emnuvens.com.br/revista/article/view/397

Edição

Seção

Artigo original