Sífilis simulando hanseníase borderline-tuberculóide

interfaces quanto ao contexto histórico, clínico e de saúde publica

Autores

  • Antonio P.M. Schettini
  • José C.G. Sardinha
  • Renato C. S. Júnior
  • Maria C.A. Schettini
  • Nádya F.P. Lopes

Palavras-chave:

Sífilis, hanseníase, diagnóstico diferencial

Resumo

Uma paciente com 37 anos de idade, morena, casada, natural e residente em Manaus apresentou quadro cutâneo de lesões em placas, eritematosas, detamanhos variados, distribuídas no tronco, face e membros inferiores. A biópsia de uma das lesões demonstrou um infiltrado granulomatoso distribuí-do em torno de vasos, anexos e filetes nervosos, compatível com hanseníase tuberculóide. Foi estabelecido pela correlação clínico-histológica o diag-nóstico de hanseníase borderline-tuberculóide (BT) e iniciou-se poliquimioterapia específica. Como a paciente não apresentou melhora após trêsmeses de tratamento, solicitou-se uma revisão das lâminas, que demonstraram nos cortes corados pela hematoxilina-eosina, além das alterações jádescritas, um infiltrado de células plasmocítárias, junto aos vasos da derme e de permeio às células dos granulomas, sugestivo de sífilis, que nãohavia sido detectado na primeira avaliação. Realizou-se exame sorológico para sífilis, pelo VDRL (Venereal Disease Research Laboratory), o qual semostrou reagente. Foi então suspenso o tratamento específico para hanseníase e iniciado tratamento para sífilis com penicilina benzatina, tendo havi-do regressão gradativa das lesões. Além de relatar o caso clínico, analisam-se interfaces existentes entre a sífilis e a hanseníase: 1. Interfaces no contexto histórico e nas ações de saúde. 2. Interfaces quanto a clínica e diagnóstico laboratorial. Comenta-se a importância desses aspectos para os pro-gramas de controle dessas doenças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio P.M. Schettini

Mestre em Patologia Tropical pela Universidade do Amazonas.

José C.G. Sardinha

Médicos Especialistas em Dermatologia com atuação em Doenças SexualmenteTransmissíveis da Fundação Alfredo da Matta (FUAM) Manaus/AM. 

Renato C. S. Júnior

Médicos Especialistas em Dermatologia com atuação em Doenças Sexualmente Transmissíveis da Fundação Alfredo da Matta (FUAM) Manaus/AM.      

Maria C.A. Schettini

Médicos Especialistas em Dermatologia com atuação em Doenças Sexualmente Transmissíveis da Fundação Alfredo da Matta (FUAM) Manaus/AM.       

Nádya F.P. Lopes

Médicos Especialistas em Dermatologia com atuação em Doenças Sexualmente Transmissíveis da Fundação Alfredo da Matta (FUAM) Manaus/AM.

Downloads

Publicado

2004-02-27

Como Citar

1.
Schettini AP, Sardinha JC, S. Júnior RC, Schettini MC, Lopes NF. Sífilis simulando hanseníase borderline-tuberculóide: interfaces quanto ao contexto histórico, clínico e de saúde publica. DST [Internet]. 27º de fevereiro de 2004 [citado 22º de novembro de 2024];16(1):67-72. Disponível em: https://bdst.emnuvens.com.br/revista/article/view/504

Edição

Seção

Relato de caso