Mulheres detentas prevenção as DST/AIDS e gravidez no contexto de uma sociedade patriarcalista

Autores

  • Annecy T. Giordani
  • Sônia M.V. Bueno

Palavras-chave:

mulher detenta, sexualidade, DST/AIDS, prevenção

Resumo

Fundamentos: O número de mulheres infecladas pelo HIV-aids no Brasil, vem aumentando principalmente, devido a relações sexuais com parceiros hetero ou bissexuais. Em nossa sociedade patriarcal, a sexualidade mostra-se enquadrada na pauta das relações de gênero, onde o homem geralmente comanda, tomando a iniciativa e determinando condutas, sem considerar a saúde da parceira e dos filhos. Objetivos: correlacionar a vulnerabilidade de mulheres detentas às DST/ Aids com relações de gênero dentro e fora da prisão, levantando suas percepções sobre a própria sexualidade e riscos às DST/ Aids; orientá-las quanto à importância da prática do sexo seguro e negociação com o(a) parceiro(a) do uso do preservativo. Método: trabalhamos 14 detentas em cadeia do interior paulista, maioria entre 18 a 34 anos, mães, 2 homossexuais, maioria presa por tráfico de drogas. Desenvolvemos pesquisa ação humanista, participativa e qualitativa, com entrevista individualizada e gravações em filas K-7 autorizadas, transcrição, análise e interpretação das falas. Resultados: 8 mulheres apontaram seus parceiros. como dominantes na relação sexual e donos da iniciativa. Quase a totalidade mencionou liberdade sexual com seu par e prevenção da gravidez, utilizando diferentes métodos. A maioria nunca se preveniu contra as DST/Aids. Conclusões: Os achados confirmam os resultados de outros estudos pertinentes a mulheres, a vulnerabilidade à infecção pelo HIV e as DST, tendo as relações de gênero, como elemento noneador às práticas de educação preventiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Annecy T. Giordani

Enfermeira Mestre. Doutoranda pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP Deptº de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas. Bolsista CAPES.

Sônia M.V. Bueno

Educadora. Profº Dr- Livre Docente da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto USP/ Deptº de enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas. Orientadora.

Downloads

Publicado

2001-09-30

Como Citar

1.
Giordani AT, Bueno SM. Mulheres detentas prevenção as DST/AIDS e gravidez no contexto de uma sociedade patriarcalista. DST [Internet]. 30º de setembro de 2001 [citado 22º de novembro de 2024];13(5):26-42. Disponível em: https://bdst.emnuvens.com.br/revista/article/view/513

Edição

Seção

Artigo original