A dança como meio de conhecimento do corpo para promoção da saúde dos adolescentes
Palavras-chave:
adolescente, educação em saúde, dança, enfermagemResumo
Introdução: unir a arte da dança à enfermagem num contexto de educação em saúde é uma idéia inovadora que pode envolver o adolescente como sujeitode mudança de comportamento, consolidando a atuação do enfermeiro na promoção da saúde. A dança constitui um recurso de consciência corporal aoassociar a motivação para expressão, movimento, equilíbrio, conhecimento do corpo e suas relações com o meio social. Objetivo:aplicar um ProgramaPrático de Dança Educativa (PPDE) como recurso de educação em saúde para adolescentes e descrever o conhecimento construído sobre saúde, sexualida-de e DST/Aids. Método: estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizado numa escola pública de Fortaleza, com 28 adolescentes, entre 12 e 15anos de idade, da 6aa 8asérie do ensino fundamental. Realizaram-se 12 encontros semanais com o grupo de adolescentes, com duração de 90 minutos nosquais foram trabalhados conceitos relacionados com corpo, movimento e comportamento. Registraram-se seus depoimentos, organizados em temas e cate-gorias. Resultado: foram geradas seis temáticas principais e suas categorias conceituais: 1. Fase de Sensibilização – corpo, equilíbrio e postura; 2.Vivência e Expressão – relações interpessoais, controle, solidariedade; 3. Estima e Confiança – auto-estima, autoconfiança, enfrentamento; 4. Espaço eTempo – Vida, tempo, espaço, produtividade; 5. Compreensão Corporal e Sexualidade – conhecimento, corpo, prevenção, DST/aids; 6. Aprendizado eDivulgação – apresentação, agentes multiplicadores, avaliação. Conclusão: PPDE contribuiu para a participação dos adolescentes. Temas sensíveis e con-versas informais ampliaram conhecimentos sobre saúde, DST/aids, corpo e valores como solidariedade e autoconfiança. Os resultados demonstraram que ométodo pode ser aplicado com outros grupos de adolescentes.