Pesquisa ação sobre sexualidade, DST/aids com enfermeiros professores de escola de enfermagem

Autores

  • Sandra C.S. Miyasaki
  • Sônia M.V. Bueno

Palavras-chave:

enfermeiro, DST/aids, prevenção

Resumo

Este estudo trabalhou uma pesquisa-ação, objetivando verificar quais as dificuldades que os enfermeiros docentes do ensino superior tem para trabalhar questões de sexualidade, DST/ Aids, visando desenvolver ação educativa com eles sobre estas temáticas, enquanto agentes multiplicadores. Para o levantamento de dados, usamos a observação e a entrevista individual norteados por um questionário aberto. Depois da análise dos dados trabalhamos com eles, ações educativas preventivas sobre o assunto utilizando uma metodologia participativa e dialogada, possibilitando análise crítica e reflexiva da realidade, de acordo com referenciais preconizados pela Organização Mundial de Saúde e por Paulo Freire. Para tanto, pesquisamos professores enfermeiros de escola de enfermagem do Estado de São Paulo- Brasil, maioria mulher, solteira, entre 27 a 39 anos de idade, média de 10 anos de serviço havendo entre elas 3 especialistas, 4 mestres e 2 doutorandas. Organizamos os dados em quadros e o conteúdo foi analisado por categorização, qualitativamente, possibilitando melhor compreensão e interpretação das falas expressas pelos sujeitos pesquisados. Disto depreendemos que os enfermeiros pesquisados revelaram conhecimento relativo sobre sexualidade, DST/Aids, demonstrando preocupação com o quadro atual da saúde pública individual e coletiva sobre estas questões advertindo sobre a importância da integração de esforços dos segmentos sociais, na cumplicidade do desenvolvimento das ações educativas preventivas nesta área. Concluímos que os sujeitos têm noção básica e real sobre os problemas decorrentes das DST/Aids, entendendo ser complexo lidar com isto. Todavia, há um consenso da necessidade de serem melhor preparados para lidarem com estas questões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra C.S. Miyasaki

Enfermeira Docente. Enfermeira Mestranda da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP Departamento de Enfermagem Psiquiátrica.

Sônia M.V. Bueno

Prof' Dr' da EERP-USP/Consultora do Ministério da Saúde (CN-DST/Aids)

Downloads

Publicado

2001-09-30

Como Citar

1.
Miyasaki SC, Bueno SM. Pesquisa ação sobre sexualidade, DST/aids com enfermeiros professores de escola de enfermagem. DST [Internet]. 30º de setembro de 2001 [citado 22º de novembro de 2024];13(5):46-53. Disponível em: https://bdst.emnuvens.com.br/revista/article/view/551

Edição

Seção

Artigo original