Rastreamento de candidose vaginal durante a prevenção do câncer cérvico-uterino

Autores

  • Vânia L.N. Cavalcante
  • Aldine T. Miranda
  • Glenda M.P. Portugal

Palavras-chave:

candidose, candida sp., corrimento vaginal

Resumo

Introdução: a candidose vaginal é uma das afecções do trato genital inferior mais prevalentes em todo o mundo, especialmente em mulheres que vivem nos climas tropicais. Nos últimos anos, sua incidência tem aumentado drasticamente, tornando-se a segunda infecção vaginal mais frequente no Brasil. Objetivo: verificar a prevalência de candidose vaginal em mulheres submetidas a screening para câncer cérvico uterino, comparando os resultados do Papanicolaou e bacterioscopia corada pelo Gram e a fresco. Métodos:a casuística constituiu-se de 145 mulheres, na faixa etária de 15 a 45 anos, que, no período de janeiro a maio de 2002, foram submetidas ao preventivo do câncer cérvico-uterino na Unidade Materno-Infantil do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade do Estado do Pará. Considerou-se candidose vaginal a identificação de Candida sp. e ausência de Trichomonas vaginalis e clue cells, em pacientes com corrimento vaginal. Resultados: a prevalência foi de 35%, sendo que a bacterios-copia detectou Candida sp em 74,8% das pacientes com corrimento e o Papanicolaou em 22,5% destas. Conclusão: a candidose vaginal foi afecção prevalente e o exame bacterioscópico foi o método laboratorial mais sensível na detecção do fungo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vânia L.N. Cavalcante

Mestre em Medicina Tropical. Professora Assistente da Disciplina de Doenças Infecciosas e Parasitárias da Universidade do Estado do Pará.

Aldine T. Miranda

Graduandas do 6º ano do Curso de Medicina da Universidade do Estado do Pará.

Glenda M.P. Portugal

Graduandas do 6º ano do Curso de Medicina da Universidade do Estado do Pará.

Downloads

Publicado

2005-03-04

Como Citar

1.
Cavalcante VL, Miranda AT, Portugal GM. Rastreamento de candidose vaginal durante a prevenção do câncer cérvico-uterino. DST [Internet]. 4º de março de 2005 [citado 21º de novembro de 2024];17(1):44-8. Disponível em: https://bdst.emnuvens.com.br/revista/article/view/554

Edição

Seção

Artigo original