Bioética na pesquisa com crianças e adolescentes em situação de risco

dilemas sobre o consentimento e a confidencialidade

Autores

  • Lucas Neiva Silva
  • Carolina Lisboa
  • Sílvia Helena Koller

Palavras-chave:

Bioética, pesquisa, crianças, risco, consentimento, confidencialidade

Resumo

Este trabalho analisa os princípios da Bioética aplicados aos dilemas encontrados nas pesquisas com crianças e adolescentes em situação de risco pes-soal e social. É apresentada, primeiramente, uma discussão sobre princípios gerais da Bioética aplicados às pesquisas na área da saúde com seres humanos. Posteriormente, discute-se a pesquisa e intervenção com crianças e adolescentes em situação de risco, a fim de enfatizar dilemas e conflitos que os profissionais podem enfrentar quando trabalham com estas populações. São analisadas situações em que não se tem condições de obter oTermo de Consentimento Livre e Esclarecido dos familiares de crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade, como aqueles em situação de rua ou vítimas de abuso físico e sexual, em que os pais ou responsáveis não cumprem efetivamente a função de protetores. É ainda discu-tida a necessidade de manutenção ou quebra da confidencialidade quando as informações obtidas durante a realização da pesquisa desvelam o riscoaos quais estão expostos os participantes. Assim, pretende-se que estas discussões possibilitem a reflexão sobre a prática do pesquisador diante denovos dilemas e temas de pesquisa em saúde. A Bioética é apresentada como uma área capaz de oferecer simultaneamente proteção aos participantese segurança aos pesquisadores que trabalham com populações em situação de risco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Neiva Silva

Psicólogo (UnB-DF), Mestre e Doutorando em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Apoio CNPq),Membro do Centro de Estudos Psicológicos sobre Meninos e Meninas de Rua (CEP-Rua/UFRGS), Professor do Curso de Especialização em Psicologia Clínica, com ênfase em Saúde Comunitária e em Avaliação Psicológica (UFRGS).

Carolina Lisboa

Psicóloga (PUCRS), Mestre e Doutora em Psicologia do Desenvolvimento Humano/UFRGS. Membro do Centro de Estudos Psicológicos sobre Meninos e Meninas de Rua (CEP-Rua/UFRGS), Professora do Centro Universitário Feevale e do Curso de Especialização em Psicologia Clínica com ênfase em SaúdeComunitária (UFRGS). 

Sílvia Helena Koller

Psicóloga, Doutora em Educação, Pesquisadora do CNPq, Coordenadora do Centro de Estudos Psicológicos sobre Meninos e Meninas de Rua (CEP-RUA), Professora e Orientadora nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.       

Downloads

Publicado

2005-10-14

Como Citar

1.
Silva LN, Lisboa C, Koller SH. Bioética na pesquisa com crianças e adolescentes em situação de risco: dilemas sobre o consentimento e a confidencialidade. DST [Internet]. 14º de outubro de 2005 [citado 22º de novembro de 2024];17(3):201-6. Disponível em: https://bdst.emnuvens.com.br/revista/article/view/583

Edição

Seção

Artigo original