Marketing social para centros de testagem e aconselhamento
estudo de caso na policlínica Oswaldo Cruz, Porto Velho– RO
Palavras-chave:
marketing social, centro de testagem, aconselhamento, HIV/aidsResumo
Introdução: o marketing social, enquanto estratégia de mudança de comportamentos, pode ser utilizado na promoção dos serviços prestados por um Centro de Testagem e Aconselhamento, com vistas à prevenção das DST e Aids. Objetivo: verificar as características demográficas e opiniões deuma amostra de usuários de um CTA com o intuito de reconhecer possíveis estratégias de marketing social para este tipo de serviço de saúde. Métodos: aplicação de um questionário com dez perguntas abordando conhecimentos sobre prevenção, qualidade de serviço e atendimento e meiospelos quais a clientela ficou sabendo sobre o CTA. Resultados: 51,5% dos usuários demoraram mais de seis meses para procurar atendimento; oaconselhamento foi considerado mais importante que o resultado do exame anti-HIV; apenas 12,9% dos usuários sabiam perfeitamente o que iriaocorrer durante o atendimento no CTA; a “atenção dispensada” pelos funcionários do CTA e a “higiene” das instalações foram as qualidades maisapreciadas; os clientes do sexo masculino e as pessoas com 39-61 anos de idade ficaram mais satisfeitos com o serviço oferecido; a televisão e os jornais são os meios mais utilizados para se obter notícias e informações, porém os usuários ficaram sabendo da existência do CTA por amigos, outrosusuários, profissionais e serviços de saúde. Conclusão: o marketingsocial está sendo pouco explorado na divulgação dos serviços prestados pelosCTA; as campanhas de saúde pública podem enfatizar as qualidades dos CTA, para aumentar a demanda.