Importância da infecção pelo papilomavírus humano em pacientes do sexo masculino

Autores

  • Márcio L. Mendonça
  • Joaquim C.A. Netto

Palavras-chave:

Papilomavírus humano, HPV, peniscopia, diagnóstico molecular, histopatologia

Resumo

Evidências clínicas, experimentais e epidemiológicas demonstram que o Papilomavírus humano (HPV) é de transmissão sexual, estando o homem diretamente implicado na cadeia epidemiológica desse vírus, como reservatório e mesmo como transmissor. O papel das infecções persistentes por al-guns genótipos destes vírus nas neoplasias intra-epiteliais cervicais, na carcinogênese do colo uterino e também no carcinoma do pênis, está definitivamente estabelecido. Assim, atuando como “portador” e/ou “reservatório” de tipos oncogênicos do HPV, o homem pode ser responsável pelo aumento do risco de carcinoma de colo uterino, pela frequente ausência de lesões visíveis a olho nu no infectado. Este estudo descreve as principaispossibilidades de diagnóstico do HPV no sexo masculino abordando desde o exame físico até as técnicas de avaliação através da biologia molecular. Os mecanismos de indução oncogênica pelo HPV e os co-fatores associados à oncogênese também são discutidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio L. Mendonça

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical, na área de concentração em Doenças Infecciosas e Parasitárias do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás. 

Joaquim C.A. Netto

Professor Doutor Titular do Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás.      

Downloads

Publicado

2005-12-19

Como Citar

1.
Mendonça ML, Netto JC. Importância da infecção pelo papilomavírus humano em pacientes do sexo masculino. DST [Internet]. 19º de dezembro de 2005 [citado 21º de novembro de 2024];17(4):306-10. Disponível em: https://bdst.emnuvens.com.br/revista/article/view/597

Edição

Seção

Artigo original