Campanhas de comunicação de massa e sua interface com as políticas públicas de prevenção à aids em adolescentes
Palavras-chave:
aids, adolescentes, prevenção, educação em saúdeResumo
Introdução: devido à relevância da problemática da aids para o adolescente realizou-se o presente estudo. Objetivos: resgatar e apresentar reflexões acercadas campanhas de comunicação de massa voltadas à prevenção da aids entre adolescentes e sua interface com as políticas públicas de prevenção de risco à aidse com a promoção da saúde. Métodos: trata-se de um levantamento realizado no site da Coordenação Nacional de Prevenção em DST e aids acerca dascampanhas de prevenção à aids divulgadas na mídia. Resultados: foram veiculadas na mídia televisionada 25 campanhas de prevenção à aids; dessas, apenastrês foram direcionadas aos adolescentes e jovens. Os enfoques foram direcionados para o incentivo ao uso do preservativo a grupos específicos, não sendo, demaneira geral, avaliados os seus impactos. O custo das três campanhas foi de aproximadamente R$ 9.000.000,00, ficando evidenciada a falta de regularidadee não sendo identificada nenhuma articulação dessas com ações de educação em saúde desenvolvidas para promoção da saúde dos adolescentes. Conclusão:alertamos para a importância da veiculação estratégica de comunicações de massa, sobretudo tendo como veículo a televisão, com regularidade, embasadas emestudos que apontem possíveis caminhos para ações mais efetivas e articuladas às propostas de educação em saúde, encampadas pelas políticas públicasvoltadas a este campo de ação