Avaliação da podofilotoxina 0,15% na terapiade lesõesde HPV

Autores

  • Maria Fernanda RG Dias
  • Ricardo P Sá
  • Felipe MS Sampaio
  • Pedro V Machado
  • William M Miller
  • Nadia T Kadi
  • José Augusto C Nery

Palavras-chave:

condiloma acuminado, verrugas anogenitais, papilomavírus humano, tratamento

Resumo

Introdução: o condiloma acuminado é provocado pelo Papilomavírus Humano (HPV), do qual existem mais de 100 tipos distintos. Acredita-se que seja umdos facilitadores da transmissão sexual do HIV, sendo por isso importante o seu diagnóstico precoce e tratamento. Comumente utilizados em saúde pública, oácido tricloroacético (TCA 90%) e a eletrocauterização são métodos dolorosos e que necessitam de formação médica especializada. A solução de podofilina25% é bastante utilizada, porém a preparação é extremamente instável com curto período de durabilidade. Objetivo: os autores estudaram o uso domiciliar dapodofilotoxina creme a 0,15%, principal substância ativa da resina de podofilina, que inibe a metáfase celular, sendo uma medicação antiviral, que pode serauto-aplicada. É considerada como forma de tratamento praticamente indolor quando comparada aos demais métodos. Métodos: os pacientes foram orientadosa aplicarem o medicamento duas vezes ao dia, três vezes por semana por um máximo de quatro semanas (ciclos), com avaliação do número de lesões porconsulta após cada ciclo. Resultados: a análise estatística provou ser significativa a diminuição do número de lesões ao longo do tratamento. O número delesões da primeira consulta comparado respectivamente com o número após o primeiro ciclo e após o quarto ciclo mostraram p-valor = 0,001134 e p-valor =0,000699. Ao final do quarto ciclo, observou-se cura em 72%, melhora em 15% e inalterado em 13% dos pacientes. Conclusão: a auto-aplicação de podofilotoxinacreme a 0,15% para o tratamento do condiloma acuminado mostrou-se como um dos métodos mais eficazes para tratamento do HPV.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Fernanda RG Dias

Doutora em Dermatologia pela UFRJ – Professora do curso de Pós-Graduação em Dermatologia do Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, (IDPRDAzulay).

Ricardo P Sá

Médico – Pós-Graduação do serviço de Dermatologia HUCFF.

Felipe MS Sampaio

Acadêmico de medicina da Fundação Técnico Educacional Souza Marques – Membro da Liga de DST/Hanseníase do IDPRDAzulay.

Pedro V Machado

Acadêmico de medicina da Fundação Técnico Educacional Souza Marques – Membro da Liga de DST/Hanseníase do IDPRDAzulay.

William M Miller

Research fellow USA – Membro da Liga de DST/Hanseníase do IDPRDAzulay.

Nadia T Kadi

Médica-estagiária do setor de Dermatologia Sanitária do IDPRDAzulay.

José Augusto C Nery

Doutorado – pesquisador associado do Laboratório de Hanseníase do IOC. FIOCRUZ RJ. Chefe do setor de Dermatologia Sanitária do IDPRDAzulay.

Downloads

Publicado

2006-10-05

Como Citar

1.
Dias MFR, Sá RP, Sampaio FM, Machado PV, Miller WM, Kadi NT, et al. Avaliação da podofilotoxina 0,15% na terapiade lesõesde HPV. DST [Internet]. 5º de outubro de 2006 [citado 21º de novembro de 2024];18(3):194-9. Disponível em: https://bdst.emnuvens.com.br/revista/article/view/669

Edição

Seção

Artigo original