Impacto da neuro-aids na infância

Autores

  • Albertina V Capelo
  • Carlos Alberto M Sá
  • Norma P Rubini
  • Rosangela S Kalil
  • Eliane Miranda

Palavras-chave:

HIV, neurodesenvolvimento, sistema nervoso central, crianças HIV-1

Resumo

Introdução: a influência da infecção do sistema nervoso central no neurodesenvolvimento da criança com infecção pelo HIV-1 merece melhor compreensão.Objetivo: identificar as desordens neurológicas da infecção pelo HIV-1 em crianças e analisar possíveis fatores associados. Métodos: revisão de mais de 100artigos recentemente publicados na literatura médica nacional e internacional referentes à patogênese da neuro-aids e sua implicação no desenvolvimentoneurológico da criança com infecção pelo HIV-1. Resultados: o HIV-1 penetra precocemente no sistema nervoso central (SNC) e seu acometimento poderepresentar a manifestação inicial da aids em até 18% das crianças infectadas. Na neuropatogênese da aids na criança, destacam-se as interações virais comastrócitos. A diferença nos níveis de citocinas no líquor e a infecção ativa de neurônios são as principais diferenças da infecção do SNC pelo HIV-1 quandocomparada com adultos. Após a era HAART, os quadros de encefalopatia diminuíram significativamente, permanecendo as alterações no neurodesenvolvimento,cuja prevalência varia de 8% a mais de 60%. Demonstra-se a associação com a gravidade da infecção, idade da criança, mas também com regimes de HAARTeficientes. Os diferentes trabalhos analisados apresentam resultados contraditórios quanto à influência de fatores de risco no neurodesenvolvimento de criançasinfectadas pelo HIV-1. Conclusão: os mecanismos da neuropatogênese da infecção pelo HIV são extremamente complexos e ainda pouco compreendidos. Ostrabalhos apontam que atraso no neurodesenvolvimento pode ser importante indicador de progressão da doença. Identificar precocemente, por meio deinstrumentos de avaliação de neurodesenvolvimento, sinais associados a desordens do SNC em crianças infectadas pelo HIV-1 é essencial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Albertina V Capelo

Mestranda – médica e professora do curso de Pós-graduação em Alergia e Imunologia e AIDS pediátrica.

Carlos Alberto M Sá

Livre docente – professor titular de Clínica Médica B da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO.

Norma P Rubini

Livre – docente pela UNIRIO – coordenadora do Serviço de Alergia e Imunologia e AIDS pediátrica do HUGG – UNIRIO.

Rosangela S Kalil

Mestre em neurociências – psicóloga chefe da Clínica Médica B da UNIRIO. 

Eliane Miranda

Especialista em Alergia e Imunologia e AIDS – médica e professora do Curso dePós-graduação em Alergia e Imunologia do HUGG – UNIRIO.

Downloads

Publicado

2006-12-01

Como Citar

1.
Capelo AV, Sá CAM, Rubini NP, Kalil RS, Miranda E. Impacto da neuro-aids na infância. DST [Internet]. 1º de dezembro de 2006 [citado 21º de novembro de 2024];18(4):259-62. Disponível em: https://bdst.emnuvens.com.br/revista/article/view/681

Edição

Seção

Artigo original