Perfil Th1-Th2 nas respostas imunes ao Papilomavírus Humano (HPV) in vitro em homens da cidade de São Paulo, Brasil

Autores

  • Fernando Augusto Miranda da Costa
  • Karen Eliane de Oliveira Gaester
  • Alberto José da Silva Duarte
  • Jorge Casseb

Palavras-chave:

papilomavírus humano, citocinas, equilíbrio Th1-Th2

Resumo

Introdução: A resposta imune celular exerce um importante papel no controle dos cânceres induzidos pela infecção por HPV. As citocinas desempenham um papel importante na defesa do hospedeiro contra a infecção pelo HPV pela modulação da infecção viral e a polarização da resposta imune para células Th1 ou Th2. Objetivo: Avaliar a resposta imune específica in vitro ao HPV em homens com e sem lesões causadas pelo HPV. Métodos: Foram recrutados 31 pacientes e 11 voluntários, divididos em quatro grupos: 12 pacientes no grupo A (HIV+/HPV+); 9 pacientes no grupo B (HIV-/HPV+); 10 pacientes no Grupo C (HIV+/HIV-); e 11 sujeitos saudáveis no grupo D (HIV-/HPV-). Uma cultura de PBMCs foi realizada para medir os níveis de citocinas Th1/ Th2/Th17 (IFN-γ, IL-2, TNF-α, IL-4, IL-10 e IL-17) de células de pacientes estimulados com a vacina quadrivalente para HPV (HPV 6, 11, 16 e 18) e a proteína E7 de HPV-16. Resultados: O grupo A coinfectado (HIV+/HIV+) apresentou altos níveis de citocinas, especialmente citocinas do perfil Th2, comparados com os demais grupos estudados. O grupo coinfectado apresentou níveis significativamente mais elevados de IL-6 e IL-10, citocinas do perfil Th2, comparados ao grupo controle (HIV-/HPV-) (p<0,0001 e p<0,0001, respectivamente). Conclusão: Este estudo reportou uma elevada produção de citocinas no grupo de coinfectados, sugerindo um forte efeito imunomodulatório pela coinfecção HIV/HPV. Entretanto, outros estudos devem ser conduzidos para confirmar estes dados. Devido este grupo apresentar altos níveis de citocinas Th2, especialmente IL-6 e IL-10, esses dados sugerem que essas duas citocinas podem servir como biomarcadores para a persistência viral, uma vez que pacientes soropositivos para HIV apresentam níveis mais altos de persistência pelo HPV e podem permitir que a progressão para lesões mais graves possa ser monitorada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Augusto Miranda da Costa

Universidade Federal do Pará – Belém (PA), Brazil.  School of Medicine, Universidade de São Paulo – São Paulo (SP), Brazil.

Karen Eliane de Oliveira Gaester

School of Medicine, Universidade de São Paulo – São Paulo (SP), Brazil.

Alberto José da Silva Duarte

School of Medicine, Universidade de São Paulo – São Paulo (SP), Brazil.

Jorge Casseb

School of Medicine, Universidade de São Paulo – São Paulo (SP), Brazil.

Downloads

Publicado

2019-05-16

Como Citar

1.
Costa FAM da, Gaester KE de O, Duarte AJ da S, Casseb J. Perfil Th1-Th2 nas respostas imunes ao Papilomavírus Humano (HPV) in vitro em homens da cidade de São Paulo, Brasil. DST [Internet]. 16º de maio de 2019 [citado 23º de novembro de 2024];31(1):7-13. Disponível em: https://bdst.emnuvens.com.br/revista/article/view/848

Edição

Seção

Artigo original