Doenças Sexualmente Transmissíveis
conhecimento de alunos do ensino médio
Palavras-chave:
DST, conhecimento, ensino médioResumo
Introdução: das doenças causadas por microrganismos, as sexualmente transmissíveis (DST), são de importância epidemiológica acentuada, sendo assim, faz-se necessário enfocar a prevenção, sobretudo aos adolescentes, pois somos um dos países de grande prevalência destas doenças. Objetivo: o estudo buscou caracterizar o nível e a qualidade do conhecimento sobre as DST, entre alunos de escolas públicas e privadas que cursam o ensino médio. Métodos: esse estudo caracteriza-se por ser exploratório, descritivo, com abordagem quantiqualitativa, realizado em quatro escolas da cidade de Patos - PB, com amostra de 80 alunos, que perfazem a faixa etária de 14 a 20 anos. Utilizou-se como instrumento coletor dos dados, um questionário educativo. Resultados: os avaliados salientam a insuficiência do conhecimento oferecido pela escola sobre o tema (38,75% da escola pública, 65,5% da privada). Cinco por cento foram ou são portadores de DST (escola pública), nas escolas privadas são 7,5%. Em ambas as partes prevaleceu a figura paterna como instrutora a respeito das DST (43,75% na rede pública e 35% na privada); 38,75% dos escolares da rede pública e 62,5% dos da particular consideram as informações oferecidas pela escola insuficientes e 43,75% da primeira escola possuem vida sexual ativa, na segunda, somam 40%. Ambas as categorias orientariam um portador de DST a procurar um médico e prevenir-se quando mantiver relações sexuais. Conclusão: observou-se a presença de déficit do conhecimento na amostra avaliada; salientando-se a distinção de padrões de conhecimento entre as escolas, a necessidade eminente de se adaptar e aplicar padrões de ensino aos adolescentes. A amostra de escola pública não demonstrou maior vulnerabilidade a adquirir DST, comparada à da escola privada, e apresentou-se com conhecimento e práticas profiláticas superiores a esta.