Reativação de HPV genital em paciente infectada pelo HIV associada à síndrome da reconstituição inflamatória imune

Autores

  • Regina Célia S.C. Fernandes
  • Luciana C. Araújo
  • Enrique Medina Acosta

Palavras-chave:

HAART, HIV, HPV, síndrome da reconstituição inflamatória imune, terapia antirretroviral de alta atividade, papilomavírus humano

Resumo

E estimado que de 10% a 20% dos pacientes com grave imunodeficiência secundária à infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) e sub­ metidos à terapia antirretroviral de alta atividade (HAART) apresentem doença associada à síndrome da reconstituição inflamatória imune, na maior parte dos casos com curso benigno e muito raramente com evolução para óbito. No presente estudo, relatamos uma apresentação pouco frequente da síndrome, relacionada à infecção pelo papilomavírus humano (HPV) e que suscitou confusão com o agravamento da infecção pelo HIV por ineficácia do esquema antirretroviral prescrito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Célia S.C. Fernandes

Médica Pediatra, Mestre e Doutora em Doenças Infecciosas e Parasitárias, Professora da Disciplina de Pediatria da Faculdade de Medicina de Campos; Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e AIDS de Campos dos Goytacazes.

Luciana C. Araújo

Bióloga, Mestre em Biociências e Biotecnologia; Hospital Municipal Geral de Guarus.

Enrique Medina Acosta

Mestre e Doutor em Parasitologia Médica e Molecular, Professor Associado do Centro de Biociências e Biotecnologia, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Downloads

Publicado

2008-04-23

Como Citar

1.
Fernandes RCS, Araújo LC, Acosta EM. Reativação de HPV genital em paciente infectada pelo HIV associada à síndrome da reconstituição inflamatória imune. DST [Internet]. 23º de abril de 2008 [citado 24º de novembro de 2024];20(2):148-50. Disponível em: https://bdst.emnuvens.com.br/revista/article/view/940

Edição

Seção

Artigo original